quarta-feira, 17 de abril de 2013

Projeto Dia das Mães







Nome do Projeto: Projeto Dia das Mães

Professor Idealizador: Telmo Carlos de Oliveira

Público Alvo: Ensino Fundamental

Tempo de duração: 1 mês

Culminância: Sexta Feira anterior ao Dia das                     Mães

 

        Objetivo da Aprendizagem

 

*Língua Portuguesa

  Pesquisar e recitar poesias que tratem desta data comemorativa no mundo cristão.

 

*Literatura

  Trabalhar com recitação de jograis  e  poesias como também apresentação de peças teatrais em homenagem as mães.

 

*Redação

 Criação de textos como, pensamentos, poemas, cartinhas e historinhas para as mães.

 

*Arte

Criar cartazes, cartões e painéis referentes a essa data como também repetir atividades que se realizam em Literatura e Língua Portuguesa, além de decorar a Escola para recepcionar as Mães.

 

*História

 Pesquisar a história do Dia das Mães e apresentá-la na escola além de ressaltar o papel da mulher como mãe nas civilizações antigas e nos dias de hoje.

Apresentar biografias de mães e seus feitos  que servem de exemplos para a sociedade.

 

*Geografia

  Conhecer a história e o contexto histórico do país onde aconteceu o primeiro Dia das Mães além do aquecimento da economia  com esse feriado,qual a importância dele para o comércio brasileiro.

 

*Ensino Religioso

  Tratar da importância da Mãe como figura importante na família e o papel que a mesma desempenha no seio familiar procurar mostrar biblicamente  o papel da mãe como mulher sábia e o respeito que os filhos devem aos pais.

 

*Língua Estrangeira Moderna (Inglês)

  Criar textos na língua estudada e traduzir textos e canções e apresentá-los na escola.

 

 

                          Justificativa

Os dias que a sociedade brasileira atravessa onde impera o desrespeito na família, a Escola enquanto instituição formadora de consciências precisa resgatar valores que ao longo do tempo estão se perdendo, como a preservação do respeito à figura dos pais e a mãe é a figura que ameniza todas as situações difíceis que surge.É ela que faz com que tudo corra em paz muitas vezes a duras penas.Diante da constatação dessa realidade é mais do que merecida uma homenagem para uma figura tão importante na família e na sociedade que tanto necessita do carinho e sabemos que só o coração de mãe abriga o carinho que todos precisam.

 
                                          Estratégias

 

*Criação e envio de convites para a festa da mamãe,

*Criação de lembrancinhas,

*Criação de cartazes,

*Apresentação de Músicas,

*Apresentação de peças teatrais referentes ao tema

*Confecção de Saches.

*Confecção de lembrancinhas.

*O que surgir referente além do citado acima que for pertinente à data.
 
 

 
                         Origem do Dia das Mães

Dia das Mães no Brasil - Conheça a História e a Origem do Dia das Mães

A história do dia das mães no Brasil e no mundo, tradições e curiosidades sobre esta data comemorativa.


O dia das mães no Brasil é considerada a melhor data para o comércio, o amor dos filhos por suas mães movimenta o comércio e também os corações de seus filhos amados.

Existem muitas histórias e tradições sobre o dia das mães, nosso objetivo é abordar as principais comemorações de dia das mães no Brasil e no mundo.

As mais antigas celebrações do Dia das Mães remontam às comemorações primaveris da Grécia Antiga, em honra de Rhea, mulher de Cronos e Mãe dos Deuses.

Em Roma, as festas comemorativas do Dia da Mãe eram dedicadas a Cybele, a Mãe dos Deuses romanos, e as cerimónias em sua homenagem começaram por volta de 250 anos antes do nascimento de Cristo..

 

A história do dia das mães no Brasil


O dia das mães no Brasil, a história e a origem dessa data comemorativa.


A história do dia das mães tem origens e datas distintas, no Brasil, atualmente o Dia da Mãe é no 2º Domingo de Maio, em homenagem a Maria, Mãe de Cristo, neste ano de 2013 o dia das mães será comemorado no dia 12 de maio.

Além de ser uma data com simbolismo religioso, baseado na Mãe de Cristo, essa comemoração ganhou força através do comércio que encontrou uma data boa para alavancar as vendas, no entanto, mais do que uma data que movimenta o comércio o que importa realmente é ter um dia especial para comemorar o Dia das Mães no Brasil, para que todos nós filhos, possamos fazer uma linda homenagem para a mulher mais importante de nossa vida.

Seja no Brasil ou em qualquer país do mundo o que realmente importa quando falamos de mãe é o amor e o carinho que essa figura nos passa e um dia apenas é pouco pois todos os dias são dias das mães.

A história do dia das mães na Inglaterra


Durante o século XVII, a Inglaterra celebrava no 4º Domingo de Quaresma (40 dias antes da Páscoa) um dia chamado “Domingo da Mãe”, que pretendia homenagear todas as mães inglesas. Neste período, a maior parte da classe baixa inglesa trabalhava longe de casa e vivia com os patrões. No Domingo da Mãe, os servos tinham um dia de folga e eram encorajados a regressar a casa e passar esse dia com a sua mãe.

À medida que o Cristianismo se espalhou pela Europa passou a homenagear-se a “Igreja Mãe” – a força espiritual que lhes dava vida e os protegia do mal. Ao longo dos tempos a festa da Igreja foi-se confundindo com a celebração do Domingo da Mãe. As pessoas começaram a homenagear tanto as suas mães como a Igreja.

A História do dia das mães nos Estados Unidos


Nos Estados Unidos, a comemoração de um dia dedicado às mães foi sugerida pela primeira vez em 1872 por Julia Ward Howe e algumas apoiantes, que se uniram contra a crueldade da guerra e lutavam, principalmente, por um dia dedicado à paz.

A idéia de Anna Jarvis - A origem da comemoração no mundo


A maioria das fontes é unânime acerca da ideia da criação de um Dia da Mãe. A ideia partiu de Anna Jarvis, que em 1904, quando a sua mãe morreu, chamou a atenção na igreja de Grafton para um dia especialmente dedicado a todas as mães. Três anos depois, a 10 de Maio de 1907, foi celebrado o primeiro Dia da Mãe, na igreja de Grafton, reunindo praticamente família e amigos. Nessa ocasião, a sra. Jarvis enviou para a igreja 500 cravos brancos, que deviam ser usados por todos, e que simbolizavam as virtudes da maternidade. Ao longo dos anos enviou mais de 10.000 cravos para a igreja de Grafton – encarnados para as mães ainda vivas e brancos para as já desaparecidas – e que são hoje considerados mundialmente com símbolos de pureza, força e resistência das mães.

Anna Jarvis fundou o dia das mães em memória a sua mãe, Ann Marie Reeves Jarvis. Desde então todo mundo começou a comemorar oficialmente essa data.

Segundo Anna Jarvis seria objetivo deste dia tomarmos novas medidas para um pensamento mais activo sobre as nossas mães. Através de palavras, presentes, actos de afecto e de todas as maneiras possíveis deveríamos proporcionar-lhe prazer e trazer felicidade ao seu coração todos os dias, mantendo sempre na lembrança o Dia da Mãe.

Face à aceitação geral, a sra. Jarvis e os seus apoiantes começaram a escrever a pessoas influentes, como ministros, homens de negócios e políticos com o intuito de estabelecer um Dia da Mãe a nível nacional, o que daria às mães o justo estatuto de suporte da família e da nação.

A campanha foi de tal forma bem sucedida que em 1911 era celebrado em praticamente todos os estados. Em 1914, o Presidente Woodrow Wilson declarou oficialmente e a nível nacional o 2º Domingo de Maio como o Dia da Mãe.

Hoje em dia, muitos de nós celebram o Dia da Mãe com pouco conhecimento de como tudo começou. No entanto, podemos identificar-nos com o respeito, o amor e a honra demonstrados por Anna Jarvis há 96 anos atrás.

Apesar de ter passado quase um século, o amor que foi oficialmente reconhecido em 1907 é o mesmo amor que é celebrado hoje e, à nossa maneira, podemos fazer deste um dia muito especial.

E é o que fazem praticamente todos os países, apesar de cada um escolher diferentes datas ao longo do ano para homenagear aquela que nos põe no mundo.

 

 

2 comentários: