quarta-feira, 17 de abril de 2013

Projeto Índios Brasileiros





Nome do Projeto: Índios Brasileiros

Professor Idealizador: Telmo Carlos de Oliveira

Público alvo: Educação Básica

Tempo de duração: a combinar

Culminância: a combinar

Objetivos da Aprendizagem

 
*Língua Portuguesa:

Incentivar o educando a conhecer a história indígena do nosso país, estado, região e município através de leituras de textos e interpretações dos mesmos,criar poesias referentes a esse tema e apresentá-la em sala de aula ou na culminância do projeto como também dar asas à imaginação do aluno para ele criar.

 
*Literatura:

Apresentar o  papel do índio na Literatura brasileira nos diversos estilos de época que constituem a nossa literatura explorar os romances e poesias indianistas presentes e abundantes em obras românticas  e modernistas brasileiras como também no movimento de literatura de informação.

 
*Redação:

Buscar trabalhar temas de redação voltados para o índio não só no passado histórico-literário, mas procurar confrontar o passado  indígena com a problemática presente em nossos dias com os primeiros habitantes do  nosso país.

*Arte:

Apresentar e explorar a arte indígena não só brasileira, mas confrontar essa expressão da cultura com os povos que nos rodearam no passado com suas características semelhantes e diferentes, mostrar  a maneira como expressavam sua cultura através da religiosidade e das crenças. Apresentar o artesanato indígena como manifestação cultural desse retalho da cultura brasileira.

 
*História:

Trabalhar o processo histórico-social que envolve as nações indígenas que viviam em território brasileiro, como essas nações foram exploradas e extintas e a sua problemática hoje.

 
*Geografia:

Mostrar as lutas pela terra, a vida e o papel de cada membro da família para a tribo e o massacre que esses povos viveram situar onde viviam cada povo no passado e identificar os que existem hoje.

 
*Ciências /Biologia:

Trabalhar o modo de vida do índio sua alimentação, sua ligação com a terra e a mata.

 
*Ensino Religioso:

Conhecer  a cultura e trabalhar as missões evangelizadoras em que a evangelização serviu para descaracterizar essas culturas.

 
*Língua Estrangeira Moderna:

Confrontar o passado indígena brasileiro com o do país do qual se estuda a língua ou colônias desses países.

 

 

                                       Justificativa

 

Neste Projeto tratamos da questão indígena no Brasil desde as suas primeiras manifestações em nossa História, visto que o país vencia hoje a questão indígena das demarcações de terras as mortes de índios e questões discriminatórias com esse povo que é parte da cultura brasileira e que antecederam a presente civilização e contribuíram para que se chegasse até aqui,procuramos apontar o dever de respeito a diversidade cultural tão falada em nossos dias e pra isso é necessário conhecermos um pouco dos povos que aqui habitavam antes dos povos europeus invadirem essas terras.

É papel da Escola enquanto instituição de Ensino trazer para dentro dos seus limites esse tema que não é apenas social mas antes de tudo histórico.

 

 

 

                                     Estratégias

 

 

*Pesquisa e leitura sobre o tema Indígena.

*Palestras sobre a problemática.

*Criação de maquetes e reprodução de obras referentes ao tema em questão.

*Apresentação de peças teatrais sobre o tema.

*Apresentação  de vídeo sobre a questão indígena.

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário