terça-feira, 5 de março de 2013

Projeto Jornal Escolar



Projeto Jornal Escolar

Professor  responsável:Telmo Carlos de Oliveira.
Público Alvo: Comunidade Escolar.

Objetivos:

-Geral: Mobilizar o aluno a estar informado sobre o seu tempo.

-Específicos:
* despertar no aluno o interesse pela informação.
* incentivar o aluno a avaliar os fatos do seu tempo.
* desenvolver a oralidade.
* promover o trabalho em equipe.
* dar ideia do trabalho jornalístico.
*desenvolver relações humanas e sociais entre os alunos
* ser um meio de aproximação da escola com o lar e com a comunidade
*levar o aluno a aperfeiçoar-se na linguagem oral e/ou escrita,no ato da comunicação.
*deixar transparecer em seu conteúdo as atividades e o dinamismo da escola.
*cultivar os sentimentos de solidariedade humana.
*ressaltar os eventos cívicos.
*permitir que se revelem as vocações jornalísticas e literárias dos alunos.

Justificativa
Desde a antiguidade o homem tem sede de se informar e divulgar essas informações vê – se isso quando ele pintava o que via e pensava nas paredes das cavernas.
Na atualidade, é urgente que o aluno fique informado sobre a época em que vive. Para isso, é necessário que seja desenvolvido nele o hábito da informação, assim sendo, é papel da escola  incentivá-lo a se informar e não existe lugar melhor para isso do que a própria escola e o jornal escolar é um excelente meio de incentivar o aluno a buscar as informação do seu interesse e divulgar essas informações na própria escola sob a orientação de um professor e assim desenvolver no aluno a oralidade e o senso de pesquisa.

Estratégias

# Criar uma equipe para discussão sobre o jornal.
# Dividir as secções do Jornal.
# Ir em busca de  informações para cada secção.
#  Montar o jornal em sala de aula sob a orientação do professor.
# Apresentar o produto pronto para os colegas em aula.
# Expor o jornal em um local acessível a todos na escola.

Bibliografia

SIQUEIRA & BERTOLIN,Português Dinâmico,8ª série.IBEP. São Paulo.
ZÓBOLI,Graziella.Práticas de Ensino,Subsídios para a atividade docente.2ª edição. Ática.São Paulo,2001.

                       Jornal Escolar

O  jornal escolar  deve ser elaborado pelos próprios alunos sob  a orientação de um professor.Pode ser xerocado,falado ou mural.
Deve ser prestigiado pela  direção da escola e pelos próprios alunos e professores.Assim será mais fácil a obtenção de seus objetivos.

Jornal Mural – consiste numa cópia única presa a um muro ou parede para que todos vejam e leiam.

Jornal  falado -  assuntos é parecido com os noticiários de televisão ou rádio em que cada locutor lê noticias ou diversos.

Jornal Impresso -  consiste numa ou várias páginas distribuídas conforme os assuntos que o compõem.Assim, o jornal poderá ter secções de:

Editorial:
 É a opinião  do jornal sobre determinado assunto.

Artigo :
 É o tipo de matéria que se ensina.

Reportagem :
 Relato detalhado e em geral com ilustrações sobre algum fato ou assunto.

Entrevista:
Apresenta declarações sobre uma personalidade.

Noticiário:
 É a apresentação de acontecimentos do momento,podendo ser de teor político,social ou esportivo

Publicidade:
É a propaganda incluída em diferentes páginas.

Nota:
Aborda e focaliza fatos da atualidade,geralmente ocupando espaço pequeno do jornal.

Demais secções:

ATUALIDADES:
Noticiário de caráter geral, mas que interesse aos alunos,como descobertas,inaugurações de obras,assuntos de ensino,etc.

ARTES:
Notícias sobre arte,apresentação de desenhos,artesanatos e tudo o        que se referir a arte.


MÚSICA:
Notícias sobre músicas,letras de músicas,comentários sobre o autor,o cantor  a letra da música ,etc.

LITERATURA:
Nomes de livros interessantes resumos de livros,trechos de livros poesias,autores,etc.

TV. CINEMA e TEATRO:
Nomes  dos melhores filmes e peças de teatro em cartaz,comentários sobre os artista,filmes e peças,etc.

HUMORISMO:
Piadas e brincadeiras.Desenhos humorísticos.

ESPORTES:
Noticiário sobre as diversas atividades esportivas da escola,times jogadores,etc.

SOCIAIS:
Festas,aniversários de colegas,professores,funcionários,etc.

CULINÁRIA:
Trata de receita e hábitos alimentares.

MODA:
Vai tratar de tudo o que diz respeito ao universo da moda.

ECONOMIA:
Vai abordar sobre assuntos referentes a economia.

RECREAÇÃO:
Vai abordar  sobre brincadeiras e tudo o que envolva brincadeiras.

RELIGIÃO:
Vai tratar de conteúdos de cunho religioso que estejam em evidência na sociedade.


A Sala poderá ser dividida em equipes conforme as seções do jornal e cada seção terá seu chefe.













segunda-feira, 4 de março de 2013

PROJETO: Museu Escolar





Professor Idealizador: Telmo Carlos de Oliveira
Público Alvo: Educação Básica
Tempo de duração: Permanente

Objetivos:

Geral:
Cooperar com os componentes curriculares para melhor aprendizagem da comunidade escolar em parceria com a biblioteca da escola.

Específicos:
*Dar significação a aprendizagem vista em sala de aula pelo aluno valorizando a produção do aluno no dia a dia da escola.

*Incentivar o aluno a tornar essa aprendizagem mais significativa.
*Valorizar a cultura local, estadual,regional, nacional e / ou internacional.

Justificativa

O museu é um instrumento de informação não só sobre o passado mas também do presente é ele um dos encarregados de conservar a memória histórico-social da humanidade,na escola ele (o museu pode ser um instrumento de grande utilidade no que diz respeito a tornar a aprendizagem mais significativa,por isso nos nossos dias  toda escola deveria ter seu museu para contar a sua história e da sociedade na qual está inserida.
Hoje o conceito de museu é dinâmico,pois ele,além de servir para recolher,classificar,conservar e expor os objetos.também deve estimular e divulgar pesquisas através de conferências,projeções,proporcionando aos alunos o interesse pelos estudos.
A cooperação de todas as disciplinas é importante para o funcionamento do museu escolar, o qual poderá ter secções destinadas às diversas disciplinas escolares.
Os trabalhos mais significativos, isto é, os mais bem pesquisados, elaborados nas diferentes disciplinas, devem ser colocados no museu.

Estratégias
-Conseguir um lugar na escola onde se organizará o espaço do museu.
-Providenciar o acervo e catalogá-lo.
-Dividir o museu em secções dos diversos ramos do conhecimento humano.

Bibliografia
ZÓBOLI. Graziella Bernardi. Práticas de Ensino,subsídios para a atividade docente.11ª edição.São Paulo.Ática 2001.