sexta-feira, 17 de maio de 2013

Projeto Cuidando da Escola (Policonservação)


 

       



Nome do Projeto: Cuidando da Escola (Policonservação)

Professor Idealizador: Telmo Carlos de Oliveira.

Público Alvo: Todos os envolvidos na Escola

Tempo de duração: 15 dias

Culminância: a depender


OBJETIVOS:

GERAL:

Valorizar o Colégio Estadual "Joana de Freitas Barbosa"- Polivalente - Propriá/SE


ESPECÍFICOS:

 * Pesquisar a História da escola.

* Participação na limpeza e organização do estabelecimento onde se desenvolve a educação: A escola.


* Fazer com que o aluno se sinta parte da comunidade escolar e como membro dessa comunidade deve se sentir responsável pela conservação desse ambiente.


* Construir uma lista de regras para manter a escola limpa e conservá-la assim para que
o aluno sinta que a escola é a sua segunda casa e devendo portanto, conservá-la.




                               Justificativa


O Colégio Estadual “Joana de Freitas Barbosa” uma escola atuante na comunidade do Baixo São Francisco  tem formado gerações e hoje se encontra reformada e pronta para ser cuidada estudada e vivida pelos alunos mas já foi  muito degradada pelos próprios alunos e pessoas de fora que pulam os muros para destruírem o que ainda existia nela, muito se tem perdido com essas invasões e roubos, principalmente a comunidade  escolar que precisa de recursos para uma aprendizagem eficaz.Percebendo essa situação da escola sentimos a necessidade de mobilizar a comunidade escolar para fazermos uma limpeza e consertar aquilo que pode ser restaurado para isso precisa-se da mobilização da comunidade como um todo para que possamos resgatar um patrimônio que é nosso e dos nossos filhos.




                                  Estratégias

* Fazer pesquisa da origem do Colégio, como e porque veio para a cidade.
*Fazer campanhas de conservação entre todos os membros da comunidade escolar.
* Desenvolver no aluno os 5s.

*Mostrar à comunidade escolar a necessidade de pararmos para fazermos um mutirão para a restauração daquilo que se pode restaurar na escola.

*Convocar os alunos para um mutirão.

* Conseguir material de limpeza para a limpeza geral do estabelecimento como também tintas para restaurar paredes que possam ser pintadas.

*Outras ideias que surgirem durante a realização do projeto.

              Interdisciplinaridade

-Língua Portuguesa e Literatura: Criar textos(poéticos e não poéticos) sobre a escola,criar frases de conservação, letras de música e outros  que porventura surjam.
História:Pesquisar sobre a origem da escola e sua importância para a cidade e região a qual está inserida.
Arte: Criar cartazes , pinturas e outros tipos de manifestação artísticas sobre a escola.
Ciências e Biologia: Usar material reciclado para utilidades que porventura a escola venha precisar.
Geografia: Estudar o tipo de pessoas que frequentam a escola e as pessoas do entorno e desenvolver na comunidade a conscientização, trazer a comunidade para a escola para que a mesma se inteire da escola e passe a conservar.
Ensino Religioso: Mostrar  ao aluno a importância da escola para a vida de cada um que nela está e mostrá-la como uma bênção para todos.
Matemática: Saber as medidas da escola e criar uma maquete da mesma.
Língua Estrangeira Moderna: Fazer tradução dos dados e textos criados em outros componentes curriculares e criar um blog na internet afim de que se divulgue a escola para o mundo.




                                    Avaliação


Cada professor avaliará o aluno de acordo com o que solicitou durante a execução do projeto.







Projeto Sucatas, Transformando o Lixo em Luxo


Nome do Projeto: Sucatas, transformando o Lixo em Luxo

Professor Idealizador: Telmo Carlos de Oliveira

Público Alvo: Educação Básica

Tempo de duração: a combinar

Culminância: a combinar

 

Objetivos da Aprendizagem:

*Língua Portuguesa – Leitura e interpretação de texto que tratem do meio-ambiente.

*Redação - Criar textos e relatórios sobre o projetos e tudo o que acontece durante a      

                     construção do projeto.

 

*Arte – aproveitar os objetos que estavam destinados ao lixo transformando-os em

              Peças de decoração, brinquedos outros tipos de peças que a imaginação

              criadora inspirar.

 

*História – pesquisar a história e o destino do lixo e da reciclagem.

*Geografia- trabalhar o destino do lixo como um problema para a sociedade atual.

*Ensino Religioso- Procurar ver a terra como criação de Deus e, portanto deve ser

                                 tratada com carinho visto que é a nossa casa.

*Ciências/Biologia – tratar do efeito do lixo no meio ambiente e a causa das doenças.

*Língua Estrangeira Moderna (Inglês/Espanhol) - Traduzir textos que falem da preservação do Meio-Ambiente.

                                  

 

                                   Justificativa

 

 

      A sociedade atual tem sofrido o desgaste do Meio-Ambiente que gerações passadas e essa própria geração tem degradado  e mesmo sabendo disso continuam a degradar o ambiente, jogar lixo nas ruas,nos rios e córregos e as conseqüências disso é o que se tem visto através da mídia enchentes,desabamentos de barrancos e morte de centenas de pessoas causadas pelas enchentes e desabamentos de barrancos isso porque camadas de lixo se acumulam e entopem bueiros  e a água das chuvas não tem pra onde escorrer e tapam a passagem da água.Esse projeto tem a preocupação de conscientizar o aluno para a importância de reciclarmos o lixo para que o mínimo possível possa ir para o ambiente. E assim desenvolvermos na comunidade escolar a consciência de sustentabilidade.

 

                          Estratégias

 

*Criar um depósito de materiais recicláveis na escola, como plásticos, garrafas pet, manteigueiras, papel e garrafas de vidro  e todo o tipo de material reciclável possível para a criação de objetos feitos com esse material como brinquedos,portas-treco,

*Pesquisar o tema “O destino do Lixo”.

*Criar oficinas para a criação de objetos reciclados.

*Criar cartazes sobre a importância da reciclagem para o Meio-Ambiente.

.                                Avaliação

Sugerimos avaliar o projeto após a culminância que se dará quando todas as estratégias estiverem sido realizadas. Cada professor avaliará de acordo com o que foi desenvolvido no seu componente curricular.

 

domingo, 12 de maio de 2013

PROJETO AO MESTRE COM CARINHO


 
Nome do projeto: Ao Mestre Com Carinho

 

Professor Idealizador: Telmo Carlos de Oliveira.

Público Alvo: Educação Básica.

Tempo de duração: a combinar

Culminância: a combinar

 

Objetivos da Aprendizagem

 

GERAL: Valorização do Professor

 

ESPECÍFICOS:

 

*Língua Portuguesa – Ler e recitar poesias em homenagem ao professor.

 

*Redação – Criação de peças teatrais para e textos poéticos para a data.

 

*Literatura- Conhecer passagens de romances e poesias cujo tema seja o professor.

 

*Arte – Criar cartazes e cartões de felicitações aos professores e decoração da escola  

              Com frases de incentivo ao professor.

*História – Pesquisar a história do dia do professor e divulgá-la na escola para que todos a conheçam.

 

*Geografia- relacionar geograficamente as cidades onde o professor é mais valorizado                 financeiramente e onde há carência de professores,procurar no país onde há maiores problemas de falta de professor  e a violência contra este profissional,e o que se achar necessário pesquisar dentro dessa área de estudos.

 

Ensino Religioso – Relacionar a conduta do professor com a do Mestre dos mestres (Jesus Cristo) trabalhar o ensino pelo exemplo de vida.

 

L.E.M. – Inglês /Espanhol- Trabalhar letras de músicas que fale e/ou homenageie o professor. Pesquisar textos em  L.E.M. que fale do tema.Procurar conhecer a situação do professor nos países cuja é estudada.

 

 Justificativa

 

Ser professor nos nossos dias é acima de tudo um desafio, essa profissão a cada dia se torna mais desvalorizada apesar de o governo insistir em propaganda de uma suposta valorização que não sai do papel e nas escolas onde a aprendizagem se realiza o professor perde o incentivo, pois o governo, o salário, o sistema e a sociedade contribuem para isso. É alarmante o número de professores doentes dentro ou fora de sala de aula. Sendo assim pensamos esse projeto para que na semana do professor a escola possa parar e repensar o tratamento que ela enquanto instituição  de transformação de mentes age com esse profissional que tanto sofre no exercício de sua função. Ser professor hoje se tornou profissão perigo, visto que se perdeu o respeito que se tinha a esse profissional ao longo da história se bem que economicamente falando é uma classe que nunca foi reconhecida.

 

Estratégias

 

-Pesquisa da história do dia do Professor;

-Pesquisa da história dessa profissão.

-Pesquisa do perfil do professor atualmente.

-Apresentar filmes que falam dessa profissão.

 

-Pesquisa da biografia dos professores da escola para um painel de homenagem.

-Criação de corais para apresentação de músicas para homenagear os professores.

-Apresentação de peças teatrais dentro do tema.

-Criação de um concurso para que os alunos elejam o(s)  professor(es) que mais se

 destacaram em cada mês.

 

 

Avaliação:

Cada professor avaliará o aluno de acordo com o que fizeram para a realização do projeto (ficando a critério de cada professor a atribuição de notas)

 

 

Subsídios:

O Dia do Professor como Feriado Nacional


Brasil


No Brasil, o Dia do Professor é comemorado em 15 de outubro.

No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Teresa de Ávila), Pedro I, Imperador do Brasil baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, "todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras". Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A ideia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima - caso tivesse sido cumprida.

Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia efetivamente dedicado ao professor.

Começou em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como "Caetaninho". O longo período letivo do segundo semestre ia de 1 de junho a 15 de dezembro, com apenas dez dias de férias em todo este período. Quatro professores tiveram a idéia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano.

O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, Piracicaba, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. A sugestão foi aceita e a comemoração teve presença maciça - inclusive dos pais. O discurso do professor Becker, além de ratificar a idéia de se manter na data um encontro anual, ficou famoso pela frase " Professor é profissão. Educador é missão". Com a participação dos professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a idéia estava lançada.

A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".

 Índia


5 de setembro é o Dia do Professor na Índia. É o dia de nascimento do ex-presidente e professor indiano Dr. Sarvapalli Radhakrishnan. Quando o Dr. Radhakrishnan tornou-se o presidente da Índia em 1962, alguns de seus alunos e amigos se aproximaram dele e lhe pediram para permitir que eles comemorassem seu aniversário no dia 5 de setembro. Em resposta, o Dr. Radhakrishnan disse, "Ao invés de comemorar o meu aniversário separadamente, eu ficaria mais orgulhoso se o dia 5 de setembro fosse marcado como o Dia do Professor."

Ele não é um feriado na Índia. É considerado um "dia comemorativo", onde professores e estudantes vão para as escolas como de costume, mas as atividades habituais e de classe são substituídas por atividades de celebração, agradecimentos e recordações. Em algumas escolas neste dia, a responsabilidade de ensinar é deixada por conta dos alunos das séries mais avançadas como uma avaliação por seus professores.

Tradicionalmente, as pessoas na Índia têm tido grande respeito e estima pelos professores. Um antigo ditado indiano (geralmente ensinado para as crianças), coloca o professor em terceiro lugar: "Maata, Pitha, Guru, Daivam", significando a mãe, o pai e o professor é Deus. Há um outro ditado na forma de uma parelha de versos (doha), que diz, "Guru Govind doou khare kake lagon paai? Balihari guru aap ki Govind deeo batai," significando "Eu estou em dificuldade de saber quem saldar primeiro: o professor ou o Deus. Eu escolherei o professor porque ele é um instrumento da sabedoria de meu Deus". Ainda, um ponto central na escritura Hindu mostra "Guru Bramha, Guru Vishnu, Guru devo Maheshwaraha - Gurusakshath parabramha tasmai shree gurve namaha", que se traduz como "O professor é a santíssima trindade. O professor é a manifestação do próprio senhor".

 Malásia


16 de maio é o Dia do Professor (malaio: Hari Guru) na Malásia.

 Turquia

O Dia do Professor (em turco: Öğretmenler Günü) é comemorado em 24 de novembro na Turquia. O dia 24 de novembro foi dedicado aos professores por Kemal Atatürk. Atatürk achou e declarou que aquela nova geração seria criada por professores. (turco: "Öğretmenler yeni nesil sizin eseriniz olacaktır." - M. Kemal Atatürk)

 O Dia do Professor comemorado em dias úteis


 Albânia


Na Albânia, o Dia do Professor é um feriado não oficial em 7 de março, um dia antes do Dia das Mães (8 de março).

 China


O Dia do Professor foi primeiramente instituído na Universidade Central Nacional em 1931. Foi adotado pelo governo central de Taiwan em 1932 e em 1939 o dia foi transferido para 28 de setembro, que é o dia do aniversário de Confúcio. Foi extinto pelo governo da República Popular da China em 1951 e restabelecido em 1985 sendo que o dia foi novamente mudado para 10 de setembro. Atualmente mais e mais pessoas estão fazendo esforços para retornar o Dia do Professor para o dia de nascimento de Confúcio.

 República Tcheca


Na República Tcheca, o Dia do Professor (Den učitelů) é um feriado não oficial, comemorado em 28 de março, aniversário de Jan Ámos Komenský (Comenius). As crianças levam flores para seus professores. Representantes do governo utilizam este dia para demonstrar agradecimento a esta profissão e premiar os melhores professores.

 Irã


O Dia do Professor no Irã é comemorado em 2 de maio (Ordi,behesht 12, no calendário iraniano).

 América Latina


O Dia Internacional do Professor na América Latina é 11 de setembro, em comemoração ao dia da morte de Domingo Faustino Sarmiento, um político argentino e pedagogo respeitado. Esta data foi estabelecida na Conferência Interamericana sobre Educação de 1943, no Panamá.

Muitos países latino-americanos, porém, têm uma data separada para comemorar o Dia do Professor de acordo com acontecimentos de sua própria história. No Brasil, o Dia do Professor é 15 de outubro. No México, em setembro de 1917, o Congresso Federal decretou o dia 15 de maio como Dia do Professor (Día del Maestro). No Peru, o Dia do Professor é comemorado em 6 de julho.

 Polônia


Na Polônia o Dia do Professor (Dzień Nauczyciela), ou Dia da Educação Nacional (Dzień Edukacji Narodowej) é 14 de outubro. Nesse dia a Komisja Edukacji Narodowej (Comissão de Educação Nacional) foi criada em 1773.

Rússia


Na Rússia o Dia do Professor é 5 de outubro. Antes de 1994, esse dia era comemorado no primeiro domingo de outubro.

 Cingapura


Em Cingapura, o Dia do Professor é um feriado oficial escolar, comemorado em 1 de setembro. As comemorações são geralmente realizadas no dia anterior, quando os estudantes têm metade do dia livre.

 Eslováquia


Na Eslováquia, o Dia do Professor (Deň učiteľov) é um feriado não oficial, comemorado em 28 de março, aniversário de Jan Ámos Komenský (Comenius).

 Coréia do Sul


Na Coréia do Sul o Dia do Professor (스승의 ) é 15 de maio. Nesse dia, os professores são geralmente presenteados com cravos por seus alunos e ambos desfrutam de um dia escolar mais curto. Ex-estudantes prestam seus respeitos aos seus antigos professores visitando-os e oferecendo-lhes presentes. Atualmente muitas escolas por todo o país suspendem suas aulas para comemorarem esta data.

 Taiwan


Na República da China (Taiwan) é comemorado em 28 de setembro. O dia presta homenagem às virtudes, às dificuldades dos professores e também as suas contribuições não apenas em relação aos seus próprios alunos, mas também para com toda a sociedade. As pessoas geralmente aproveitam o dia para expressar sua gratidão aos seus professores, tais como lhes fazendo uma visita ou enviando-lhes um cartão. Esta data foi escolhida por comemorar o nascimento de Confúcio, que se acredita ter sido o modelo de mestre e educador da antiga China.

Em 1939, o Ministério da Educação estabeleceu que o feriado nacional seria em 27 de agosto, atribuído ao dia de nascimento de Confúcio. Em 1952, o governo o mudou para setembro, alegando ser esta a data correta pelo Calendário gregoriano.

O festival comemorativo acontece nos templos de Confúcio espalhados por toda a ilha, conhecido como a "Grande Cerimônia Dedicada a Confúcio" (祭孔大典). A cerimônia acontece às seis horas da manhã com batida de tambores. 54 músicos vestindo roupões com cintos azuis, 36 (ou 64) dançarinos vestidos de amarelo com cintos verdes. Eles são conduzidos pelo chefe descendente de Confúcio (atualmente Kung Te-cheng) e acompanhado por oficiais do cerimonial. Três animais -- a vaca, a cabra, e o porco -- são sacrificados. A pelagem retirada desses animais sacrificados é chamada de Cabelos da Sabedoria.

Além disso, institutos locais de educação e órgãos civis oferecem prêmios a determinados professores por suas influências excelentes e positivas.

Tailândia


16 de janeiro foi adotado como o Dia do Professor na Tailândia por uma resolução do governo em 21 de novembro de 1956. O primeiro Dia do Professor aconteceu em 1957.

 Estados Unidos da América


Nos Estados Unidos da América, o Dia do Professor é um feriado não oficial na terça-feira da primeira semana de maio.

A Associação de Educação Nacional (National Education Association) descreve o Dia Nacional do Professor como "um dia para homenagear os professores e reconhecer todas as contribuições duradouras que eles realizam em nossas vidas".

A Associação apresenta uma história do Dia Nacional do Professor: A origem do Dia do Professor não é precisa. Por volta de 1944 um professor de Arkansas Mattye Whyte Woodridge começou a se corresponder com líderes políticos e educacionais sobre a necessidade de se ter um dia nacional para homenagear os professores. Woodbridge escreveu para Eleanor Roosevelt que em 1953 convenceu o Congresso dos Estados Unidos a proclamar o Dia Nacional do Professor.

A Associação juntamente com seus estados afiliados Kansas e Indiana e Dodge City (Kansas) pressionaram o Congresso para criar um dia nacional para os professores. O Congresso declarou 7 de março de 1980, como o Dia Nacional do professor apenas para aquele ano.

A Associação de Educação Nacional e seus afiliados continuaram a comemorar o Dia do Professor na primeira terça-feira de março até 1985, quando a Associação Nacional de Pais e Professores estipulou a Semana de Avaliação do Professor na primeira semana de maio. A Assembléia Representativa da Associação de Educação Nacional então votou para que se fizesse na terça-feira daquela semana o Dia Nacional do Professor.

A partir de 7 de setembro de 1976, foi adotado o Dia do Professor em 11 de setembro no estado de Massachusetts.

 Vietnã


No Vietnã, o Ngày nhà giáo Việt Nam (Dia do Educador Vietnamita) cai em 20 de novembro. Naquele dia, os estudantes têm o dia livre, mas se espera que eles visitem seus atuais e antigos professores em suas casas e lhes levem flores para demonstrar sua consideração.

 

A origem  da Profissão Professor

 

 

Professor é uma das primeiras profissões. Todos os profissionais precisam de um professor para que seu trabalho aconteça.

As palavras profissão e professor nasceram da mesma raiz etimológica. Vem do latimprofessum, que vem do verbo profiteri: "declarar perante um magistrado, fazer uma declaração, manisfestar-se; afirmar, prometer, protestar,conhecer, ensinar, ser professor". ( Houaiss )

Ser professor exige da pessoa reponsabilidade, amor, dedicação, liderança, firmeza, determinação, força, persistência, paciência, tolerância, compreensão, perdão, reciclagem sempre, cuidar de si memo, do seu mental, emocional, físico e espiritual e do seu autoconhecimento, e sempre dar bom exemplo. Deve fazer de tudo para ter uma boa relação consigo mesmo e com o próximo. Só existe professor se existe aluno e ambos dependem mutamente. É uma relação de troca: ensino e aprendizagem.

Docente vem do latimdocere: ensinar: aquele que ensina.

Mestre vem do latimmagister: o que ordena, guia, conduz; indivíduo que ensina, que dá aulas em estabelecimento escolar.

Pedagogo vem do latimpaedagógus e do grego paidagogós: escravo que aconpanhava as crianças na escola; aquele que tem a prática de ensinar; preceptor, mestre, diretor.

Preceptor vem do latimpraeceptor: o que ordena, instrui, mestre.

Professor é aquele que ensina.

Ensinar: repassar ensinamentos sobre algo ou como fazer algo, doutrinar, lecionar; instruir por meio de exemplos; tornar conhecido, familiar; mostrar a alguém as consequências de seus atos.

Professor é uma profissão difícil e de extrema importância. Além de informar deve ajudar também na formação do aluno, ensiná-lo sobre a vida e a sobrevivência, por isso os temas em sala de aula devem sempre estar relacionados à realidade do estudante. E ainda o professor deve ampliar os horizontes com aulas dinâmicas, criativas, explorar sua criatividade, incrementar suas ideias. Ir muito além do esperado, por isso falei acima sobre cuidar de si mesmo. Quando melhoramos como pessoa, tudo ao nosso redor fica melhor.

Sei que atualmente essa profissão está passando por momentos de muita tristeza, de desgosto, desvalorização, extremo desrespeito e todas as outras formas de agressão. O que tenho a dizer sobre isso é que devemos continuar lutando para o nosso progresso, a fim de mudar esse quadro para melhor, e penso que conseguiremos isso sem guerras, sem violência. Acredito no diálogo, na boa intenção com a ação, na persistência, na luta com amor, na união não só de professores, mas também dos discentes, pais, diretores, de toda a comunidade. E tudo isso é pelo bem da educação, de professores, pais, filhos, plantas, animais, meio ambiente, é pelo bem da vida. Uma nação bem-educada vive melhor e mais feliz.

As informações deste texto tirei desta fonte: www.mundovestibular.com.br ; e os comentários, da minha pouca experiência como professora. Quando comecei a lecionar eu não gostei, queria sair da área, mas persisti e agora o meu ponto de vista é outro. Aprendi a gostar de ensinar, dos alunos, sempre gostei de escola, todos os dias aprendo sobre mim , sobre as pessoas e sobre o mundo. Acho que estou melhorando como pessoa com esta profissão. Pontos positivos e negativos existem em todo lugar e em qualquer trabalho.

Espero que estas informações ajudem muitas pessoas e que eu posso não só ensinar , mas também aprender sempre com meus amigos blogueiros que vão lê-las e fazer comentários. Sou aberta a sugestões e críticas construtivas.

Obrigada a todos.

 

   (Retirado do blog: O Meu desejo é uma ordem)