quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Diário de Viagem: Um retalho de Sergipe(Santana) e outro de Alagoas(Penedo)



Nome do Projeto: Diário de Viagem: Um retalho de Sergipe(Santana) e  outro de Alagoas(Penedo) 
               
                                     
Professor Idealizador: Telmo Carlos de Oliveira
Público Alvo: Educação Básica
Tempo de duração:2 semanas
Culminância: a combinar.
Objetivos
Geral:
*Promover o conhecimento cultural de um recorte de Alagoas (Penedo) e de   Sergipe(Santana do São Francisco)
Específicos:
*incentivar o aluno a conhecer melhor sua região além da cidade onde mora.
*induzir o aluno a produzir um diário de viagem com informações culturais sobre as cidades citadas acima.
*Descobrir o passado do Baixo São Francisco.

Componentes Curriculares envolvidos
Redação /Língua Portuguesa
– Produção de um relatório de viagem.
Língua Estrangeira moderna (Inglês/Espanhol)
 –Produção de um relatório em língua estrangeira.
Arte-
Pesquisa sobre a cerâmica de Santana do São Francisco. E da arquitetura, escultura e pintura barroca da cidade de Penedo –AL.
Geografia
-A ligação do Rio São Francisco com essas cidades e a contribuição do Rio para o comércio e subsistência dessas cidades além do turismo.
História
Trabalhar o passado histórico dessas cidades e a ligação delas com as cidades de Propriá e Neópolis.
Biologia
Trabalhar a fauna do rio atrelado à história das cidades e o cuidado dessas com meio ambiente incluindo o cuidado com o rio.

Metodologia utilizada na realização do Projeto:
-Pesquisa dos alunos com guias turísticos, comerciantes através de perguntas.
-Fotografia e filmografia de locais interessantes para a pesquisa dos alunos.
-Aulas expositivas sobre pontos históricos turísticos da cidade de Penedo-AL.
-Pesquisa sobre a colheita da argila em Santana do São Francisco a produção e a venda do artesanato.

 
Estratégias:
Frete de veículos para deslocamento dos alunos.
Travessia de Lancha para a cidade de Penedo.
Ação do Guia Turístico na explicação da história do Baixo São Francisco.
Produção de relatórios de viagens em equipe pelos alunos.
Avaliação
Avaliação da produção dos relatórios dos alunos nas mais diversas formas dependendo do componente curricular que promoveu o projeto.