quinta-feira, 23 de junho de 2016

PROJETO GINCANA JUNINA


Professor Idealizador: Telmo Carlos de Oliveira
COMPONENTES CURRICULARES ENVOLVIDOS: Arte, Lingua Portuguesa,História, Literatura, Geografia,Ensino Religioso
PÚBLICO  ALVO: Alunos do Ensino Fundamental  e Médio (6º ao 3ºAno)
Culminância: A combinar na escola
 

OBJETIVOS
 
GERAL:
*Conservar a tradição das Festas Juninas na escola.
ESPECÍFICOS:
- Pesquisar a respeito  da origem das Festas Juninas.
- Pesquisar sobre a origem do forró.
- Confeccionar barracas juninas  com  comidas de milho. 
-Entre outros

   Resultado de imagem para festas juninas
JUSTIFICATIVA:
 O presente projeto nasceu da necessidade de conservação da Cultura das Festas Juninas visto que tem se percebido a extinção da cultura brasileira aos poucos principalmente após o fenômeno da globalização e a escola como agência de preparação para a vida é a responsável por conservar viva esta cultura, através de projetos e ações que possam conservar as nossas raízes culturais, este projeto procurará  através de ações concretas resgatar nossas raízes através dos componentes curriculares envolvidos

ESTRATÉGIAS:
§ Montar murais sobre as festas juninas.
§ Montar barracas juninas com comidas típicas.
§ Montar maquete, de um arraial junino.
§ Pesquisa  da Origem:
-das festas Juninas,
-do forró
- da comida de milho nas festas juninas.
- da fogueira e dos fogos nas festas juninas.
 §Pesquisar a biografia dos santos católicos que são festejados por ocasião das festas juninas.
§Pesquisar os símbolos das festas Juninas e seus significados.
§Pesquisar as simpatias juninas.
§Pesquisar o Compadrio firmado na fogueira Junina.
§Enfeitar as dependências da escola com bandeirinhas.
§Pesquisar a biografia de Luíz Gonzaga e montar uma galeria de forrozeiros  com fotos, discos, e sanfona.
§Exemplos de forrozeiros, Clemilda,Genival Lacerda e outros Brasil a fora.
§Montar o casamento do matuto.
§ Formar uma quadrilha improvisada ou organizada a tempo.


 
AVALIAÇÃO:
O professor em parceria com os outros que se envolveram decidem  a forma de avaliação do aluno, pode-se apenas avaliar pelo trabalho ou aplicar um questionário sobre o trabalho realizado ou ainda pedir um relatório das etapas das atividades realizadas.
 
Gincana Junina
 Resultado de imagem para festas juninas
TAREFAS

1. Pesquisar e montar painéis sobre a Origem das Festas Juninas.
2.Montar um grupo de forró “ Pé de Serra”.
3. Pesquisar a origem da comida de milho nas Festas Juninas.
4. Pesquisar a biografia dos santos católicos que são cultuados neste período emontar painéis sobre eles.
5. Pesquisaro Porquê da fogueira nas Festas Juninas. Montar um painel sobre a pesquisa e montar uma fogueira.
6. Pesquisar o uso dos fogos nas Festas Juninas.
7. Pesquisar a origem do Forró e montar painéis – resumos.
8. Pesquisar a biografia de Luís Gonzaga e falar da ligação dele com a cidade de Propriá e apresentar a música “Rosinha de Propriá” de forma teatralizada.
9.Pesquisar a biografia de diversos forrozeiros e montar uma exposição de fotos e discos e uma sanfona.
10. Ornamentarpartes da escola.
11. Vestir um casal caracterizado de caipira e pesquisar sobre a figura do caipira na Literatura Brasileira
12. Montar uma barraca bem ornamentada.
13. Trazer receitas de comidas e bebidas típicas para exposição na barraca.
14. Improvisar uma quadrilha junina.
15.Pesquisar adivinhações e lendas Juninas e criar cartazes e painéis.
16. Pesquisar a tradição do compadre, da comadree afilhados de fogueira.
17. Montar uma maquete de um arraial para exposição com maior criatividade possível.
18. Apresentar uma dança caipira caracterizado.
19.Confeccionar um espantalho.
20.Montar um balaio Junino para doação às famílias de alunos carentes da nossa escola.
21.Montar uma peça teatral do casamento do matuto.
# Pode-se acrescentar ou tirar atividades  e adaptar de acordo com a realidade da escola.

Essa Gincana já foi realizada no C.E."Joana de Freitas Barbosa na cidade de Própria-Sergipe no ano de 2016 com grande envolvimento da comunidade Escolar.